sexta-feira, 26 de maio de 2006

Bom fim-de-semana!

E não façam fogueiras!

Coisas no Tempo

26 de Maio de:
- 1963: É formada a Organização da União Africana, que em 2002 seria substituída pela actual União Africana;
- 1986: A Comunidade Económica Europeia [hoje União Europeia] adopta a bandeira de doze estrelas sobre fundo azul.

São rosas, Senhores! [1]

Temos à porta o Mundial de Futebol, acompanhado de publicidade pseudo-patriótica, tudo num plástico sentido patriótico com cantos e hinos à mistura, com muita gente a endividar-se, ainda mais, para comprar o plasma igual ao do patrão ou do vizinho.
Na televisão, a toda a hora, há informação actualizada sobre a selecção, sobre os eleitos, os novos deuses. Sucedem-se conferências de imprensa repletas de chavões e de adereços publicitários.
Enquanto isso, querem fazer crer que por cá as coisas melhoram. Como em noutros governos, fala-se da procura de bilhetes, de agências de viagem a esgotar reservas – como acontece durante as pontes de feriado que quase esgotam o Algarve – agora para a Alemanha e mais tarde para o Brasil.
Por cá falta gasóleo aos carros das esquadras, faltam efectivos, até falta papel nas impressoras, mas vai um contingente da PSP e da GNR para Alemanha – como também vai outro para Timor – porque o terrorismo existe e nada garante que o Grupo Extremista da Autodeterminação da Ilha Berlenga não faça das suas, atirando ovos de gaivota.
É claro que só no primeiro trimestre mais de 180 mil cheques foram devolvidos pelo Banco de Portugal por falta de provisão, num total de mais de 400 Milhões de Euros. E desgraçado de quem tem de recorrer aos tribunais para tentar recuperar o crédito. Mas pouco interessa: estamos no Mundial, há plasmas à venda às prestações e linhas de crédito ao alcance de um telefonema.

Alma lusa

Cereja da noiva”: última porção de comida que não se come por cerimónia ou acanhamento.

Perspectivas [apontamentos de Primavera]


Ainda por Ponte de Lima.

quarta-feira, 24 de maio de 2006

Coisas no tempo

24 de Maio de:
- 1929: Estreia o filme "The Cocoanuts", o primeiro dos Irmãos Marx;
- 1991: O exército israelita leva a cabo a "Operação Salomão", para evacuar judeus da Etiópia para Israel.

"Cavaco apela à melhoria da imagem de Portugal"

Cavaco Silva sempre teve estas distrações quanto à agenda política: o Governo já se adiantou nesta matéria com a aprovação do Novo Regime do Arrendamento Urbano, com o qual alega querer recuperar o estado degradado em que se encontra o nosso parque imobiliário...

Quando as vozes de burro chegam ao céu

Ao remexer na Lei do Apoio Judiciário, o Ministro da Justiça em exercício, Alberto Costa, em sede de nomeação de Advogados como Patronos Oficiosos, anunciou querer instituir o seguinte preceito:
"A selecção dos profissionais forenses compete a uma comissão composta por cinco elementos, um indicado pela Ordem dos Advogados, um nomeado pela Câmara dos Solicitadores, dois indicados pelo Ministério da Justiça, um dos quais preside, e um jurista de reconhecido mérito escolhido pelos restantes membros".
O Governo quer ainda controlar o exercício por parte dos Advogados nomeados oficiosamente, fiscalizando-o. Em compensação será assegurado o pagamentio atempados dos honorários.
Ou seja: o Governo quer por a pata sobre o exercício de uma profissão livre, independente, verdadeiramente liberar, dando em troco a garantia de pagar a horas.
Pela lógica, e já em sede de alargamento desta pseudo-cruzada de moralização, sugeria que fosse também criada uma Comissão que acompanhasse os Deputados parlamentares para se saber se, por exemplo, falsificam assinaturas de presença.
Ou acompanhar os médicos nos hospitais para saber se eles lavam ou não as mãos, para evitar que se espalhem ainda mais infecções, e já agora, se não abusam na requisição de exames porque a hora é de poupar.
Não fosse a gravidade da perversa lógica com que esta gente legisla, e o assunto daria para rir como se de uma burlesca pantomina se tratasse.

Um azar nunca vem só

Já não bastam os erros alimentares andarem a espalhar pneus pelas adolescentes de agora, como estas ainda gostam de os exibir com roupas curtas e justas.
Por favor, cuidem da alimentação. É um pedido, acima de tudo, de preocupação estética. Se não o fizerem por vós, façam-no por nós...

Prós e Contras ou Pós e Contas?

A última edição do programa da RTP, rodopiando pelo livro de Carrilho e, por força centrífuga, querendo chegar ao estado do jornalismo e do controlo da informação em Portugal, foi mais um exercício de atirar pó aos olhos e de esquecer das contas passadas.
Primeiro: seria interessante saber se Carrilho alguma vez teria escrito tal livro se tivesse ganho as eleições autárquicas?
Segundo: seria interessante saber que esperava Carrilho conseguir com a péssima campanha que fez e com as lamentáveis cenas de voltar de costas a Carmona Rodrigues e posterior cumprimento de mão com sorrisos (neste último caso com a também triste cumplicidade do seu adversário)?
Terceiro: o que é feito do Emídio Rangel dos anos em que a SIC usava microfones de alta sensibilidade para tornar públicas conversas privadas ou diálogos segredados em congressos partidários ou jogos de futebol da selecção nacional, que agora aparece a falar de ética e deontologia no jornalismo?
Quarto: onde esteve o interesse público de um programa feito em torno de um hipócrita ajuste de contas?

Alma lusa

Chorar pelas cebolas do Egipto”: lamentar algo irremediável.

Perspectivas [apontamentos de Primavera]


Em Ponte de Lima.

sexta-feira, 19 de maio de 2006

Bom fim-de-semana!

Parece sina de Sexta, mas hoje não há mesmo tempo para mais.

quarta-feira, 17 de maio de 2006

Coisas no tempo

17 de Maio de:
- 1846: O belga Adolphe Sax regista a sua patente: o saxofone;
- 194o: A Alemanha nazi ocupa Bruxelas [Bélgica].

O grande comissionista

Por regra, o comissionista vive da sua actividade de promover determinado bem ou serviço, recebendo uma comissão pelas vendas angariadas.
Todavia, existe um, o maior de todos eles, que sem fazer rigorosamente nada, sem mexer uma palha, sem ter um único gasto, tem garantida uma comissão de 21% na maioria das transacções comerciais.
Sabe quem é?

Alma lusa

Nem chique nem mique”: absolutamente nada.

Perspectivas [apontamentos de Primavera]


São rosas, Senhor, são rosas...

segunda-feira, 15 de maio de 2006

Coisas no Tempo

15 de Maio de:
- 1782: Morre Marquês de Pombal, Primeiro Ministro de Portugal;
- 1955: É assinado entre as forças aliadas da França, Reino Unido, EUA, União Soviética, e o governo austríaco, o Tratado de Independência da Áustria.

Défice educacional [2]

Um dos espelhos do défice educacional é a recente constatação de que nos hospitais não há os devidos cuidados de higiene pelo pessoal médico, potenciando infecções. Apenas porque o simples, básico e elementar hábito educacional de lavar as mãos não preocupa muitos dos clínicos.
Houve ainda o argumento/desculpa que as instalações dos hospitais – designadamente os consultórios – não são providos de um lavatório. Se tal é verdade, também é verdade que, pelos vistos, nunca tal foi preocupação e reivindicação dos corpos médicos.
Entretanto, há quem sofra na pele a falta de educação dos outros que, por lógica, até teriam, ou deveriam ter, educação superior.

Alma lusa

Ciência de ouvido”: aquilo que se aprende por outros falar.

Perspectivas [Praia da Tocha]


Caminhos sobre as dunas.

quarta-feira, 10 de maio de 2006

Coisas no Tempo

10 de Maio de:
- 1984: Morre o ciclista português Joaquim Agostinho;
- 1994: Nelson Mandela torna-se o primeiro presidente negro da África do Sul.

Manuel Cabral – Escultor [1930-2006]

[Quadro da autoria do Escultor Manuel Cabral]
Se fosse vivo, o Escultor Manuel Cabral [ Manuel Carlos Pinto Cabral ], faria hoje 76 anos. Mas lamentavelmente não está. Quem o conheceu e com ele conviveu, sente a diferença causada pelo seu recente desaparecimento. A saudade. Eu sinto.
Sinto falta da nostalgia dos fins de tarde na varanda do seu apartamento, a contemplar o por-do-sol sobre a barra do Douro; de acompanhar os seus trabalhos de escultura em que, aos poucos, dava forma e identidade a um monte de barro; de assistir ao seu traço firme e característico dos desenhos que compunha; de apreciar a sua vasta colecção de arte sacra.
Fica a saudade – um daqueles sentidos da vida mais tipicamente lusitano - do seu sorriso exuberantemente contido, da sua expressão inquietantemente calma. Do seu humor humildemente inteligente.
Fica a saudade dos seus relatos de estudante dos tempos em que a Escola de Belas-Artes congregava os cursos de arquitectura, escultura e pintura. Da convivência de diferentes sensibilidades artísticas e até mesmo de gerações.
Fica a saudade de o tratar por Mestre, como o tratava por admiração e carinho.
Como sempre fica a obra, no caso de escultura e pintura. Ficou também a marca de um professor que leccionou durante mais de 30 anos, de Vila do Conde a Chaves, terminando a sua carreira no ensino em Matosinhos, após passar pela Escola Soares dos Reis, no Porto.
Quem o conheceu ficou mais pobre com o seu desaparecimento. E o próprio país ficou também mais pobre, mas neste último caso, como em tantas outras perdas, poucos sabem disso.
Até sempre, Mestre.

Défice educacional [1]

Há uma crise educacional que se reflecte a vários níveis. Desde logo porque se tem vindo a confundir educação com instrução. A educação não se obtém na escola e muito menos por via do ensino superior. Ela começa em casa, no berço, e molda, em muito, a personalidade, o carácter e os hábitos do individuo. É pois necessário fazer a distinção entre educação e instrução: a primeira vem de casa, a segunda do banco da escola.
Esta perniciosa confusão de conceitos, leva a que muitos pais entendam que sobre a escola recai a obrigação de educar os alunos, de lhes dar aquilo que, em casa, os pais não têm tempo para dar. E como educar também passa por disciplinar, o exercício da disciplina é muitas vezes descartado pelos pais que passam pouco tempo com os filhos – porque a vida de hoje é apelativamente absorvente e desgastante, e os custos dos luxos ainda que pagos a prestações exige diversidade de fontes de receita com consequente consumo de tempo, energias e nervos – e não querem marcar esses poucos momentos com negações, limites, barreiras ou contrariedades.
Acresce, para pior, que os professores vêm a sua acção disciplinar cada vez mais limitada e, também por via disso, cada vez menos respeitados até mesmo na própria sala de aula. A criancinha malcriada – tantas vezes comodamente rotulada de hiperactiva – apesar de ter forças e engenho para destabilizar toda uma turma, não tem estrutura mental para aguentar o açoite ou o tabefe do professor agastado e esgotado. E lá vêm os inquérito e as averiguações do conselho directivo, as idas do petiz traumatizado ao psicólogo, etc. Porque as crianças estão, aos poucos, a tornar reféns pais e professores, e, com isso, a dar corda à produção de futuros inadaptados do mundo selvagem que é, por exemplo, o mercado de trabalho.

Alma lusa

À chucha calada”: em segredo, de modo oculto.

Perspectivas [Lagoa de Mira]


Ainda a Lagoa de Mira.

segunda-feira, 8 de maio de 2006

Aviso à navegação

Ao contrário do previsto, as publicações só regressam a 10 de Maio. Altura em que conto iniciar uma série de curtas apreciações dedicadas a um dos mais graves défices que temos: o educacional.
Será, também, tempo de evocar a memória do Escultor Manuel Cabral, cujo recente desaparecimento empobreceu as artes plásticas em Portugal e as vidas de quem com ele estabeleceu laços.
Até Quarta!

terça-feira, 2 de maio de 2006

Coisas no tempo

2 de Maio de:
- 1918: A General Motors adquire a Chevrolet Motor Company;
- 1955: Tennessee Williams ganha o Prémio Pulitzer com a obra "Gata em Telhado de Zinco Quente".

Pelos caminhos de Portugal ...


Na ligação da Praia de Mira [Mira] e a Praia da Tocha [Cantanhede]. Placas de informação turística em material reflector, com todos os requisitos europeus, não faltam. O pior é o resto.
Curiosamente, isto de ir para fora cá dentro também pode dar receita para o estrangeiro, como é o caso dos países produtores de sobresselentes de automóveis...

Mais TGV

Primeiro a ligação entre Porto e Vigo não assumiam interesse nacional de relevo para a primeira fase, mas eis que o Ministro Mário Lino muda o sentido das coisas e dá nova vida à ligação, e porquê: por que a banca galega assegura o financiamento daquele troço.
Será que perante isto ainda haverá quem tenha dúvidas que o TGV só interessa verdadeiramente a Espanha?

Fado

O acto de um deputado do Parlamento, assinar uma folha de presença e, acto contínuo, ausentar-se, constitui, claramente, o preenchimento de um tipo legal de crime: falsificação de documento.
Uma vez que houve denúncia pública do facto, compete à magistratura do Ministério Público tomar a iniciativa de abrir procedimento criminal. Se não houver qualquer procedimento criminal contra os deputados em causa, por inacção ou do Presidente da Assembleia da República ou daquela magistratura, há, claramente, o branqueamento de uma prática criminosa com o conluio de dois órgãos de soberania.

Alma lusa

De ciência certa”: de fonte fidedigna.

Perspectivas [fim de caminho]


Na Lagoa de Mira.