terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Aviso à navegação [actualizado]

Aos prezados leitores e visitantes em geral: este blogue regressa às publicações a 12 de Março.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Petição

Está em curso a "Petição CONTRA as comissões sobre Levantamentos em ATMs (Multibanco)".
A mesma pode ser assinada
aqui.

É evidente...

... que grande parte da corrupção se faz sob a capa do financiamento de campanhas eleitorais e dos apoios financeiros a partidos políticos, seja a nível autárquico, seja a nível nacional.
São os partidos políticos quem domina o Estado, e são os financiadores dos partidos políticos que os dominam. Alguem se acredita que um grupo financeiro, ou um qualquer particular, com interesses próprios no mercado, financia um partido político ou um candidato sem, mais tarde, querer algo em troca?

Vamos ver...

... no que dá isto.

Rica miséria

Ontem o "Prós e Contras" da RTP voltou a dar mais um contributo para a rica miséria em que caiu o debate político, social e ideológico neste país. A timoneira Fátima Campos Ferreira também se esforça por isso, no seu patético estilo de interromper quando não deve para muitas vezes dizer o que não deve, e fazer paralelismos absolutamente ridículos, como foi comparar os bufos da PIDE com as denúncias anónimas de corrupção. Espantou-me a ligeireza com que os presentes ouviram e calaram perante semelhante disparate, que é um insulto á memória do nosso país e á memória daqueles que sofreram as torturas em que tantas vezes resultaram as denúncias da bufaria pidesca.
Estes são mesmo tempos de comer e calar, de falta de reacção ou de afirmação. Tempos de acomodação, de postura polidamente branda e social.
Talvez por isso a reacção do advogado convidado tenha sido tão ténue e constrangida perante um ordinário ataque á advocacia portuguesa, quando a moderadora do programa afirmou que Marinho Pinto lidera uma espécie de movimento de descamisados.
Rica miséria de jornalismo que temos, á semelhança do que se vai tornando a ética republicana e a massa crítica social.

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Informação

A nossa ligação a África é constantemente usada no discurso político. O mesmo se diga quanto a Timor-Leste.
Todavia a informação do que lá se passa é ora escassa ora selectiva.
É escassa porque não se sabe em concreto, com pormenor o que se passa em Angola, Moçambique, São Tomé, etc. Ou mesmo em Timor-Leste. Excepto se houver atentados, guerras, acidentes naturais, epidemias. E aí as notícias são dadas como caso isolado, sem contexto ou memória.
Principalmente no caso de África, parece que se trata de uma reserva temática para a mentalidade instituída do "culto da desgraça", que domina a informação em geral, onde se vai buscar, aqui e além, notícas que nos façam pensar "ainda assim aqui estamos tão bem..."

Terrorismo

Desconheço se José Sócrates praticou algum crime nos tais projectos assinados por si. Mas há uma coisa que me parece certa, é que praticou terrorismo: os exemplos tornados públicos de casas alegadamente projectadas por si, são atentados contra o bom gosto...

Obviamente demitam-no

Pior do que as delcarações do Diretor Nacional da PJ, é o apadrinhamento por banda do Ministro da Justiça.
Que ambos sejam muito amigos, é um direito que se lhes assiste. Agora confundir serviço com conhaque é que já é grave: o actual Directo Nacional da PJ não pode continuar em exercício, a não ser que se aceite de ânimo leve declarações graves e irresponsáveis com consequências, inclusivé, diplomáticas.
Ainda para mais vem o Director-adjunto, Baltasar Pinto, dizer que somos todos néscios, porque ningém soube interpretar as palavras de Alípio Ribeiro uma vez que terá havido "um mal-entendido" que ainda será esclarecido a devido tempo...
Numa governação social-democrata há muito que se estaria a pedir "cabeças"...

Bode expiatório

O INEM está a ser transformado em bode expiatório dos erros graves da propalada reforma do SNS.
Só mesmo quem não quer ver é que não percebe que a reforma de Correia de Campos - acerrimamente defendida por José Sócrates - errou de modo grave e arrogante na falta de meios de transporte e de logísticas eficazes. Quando se desloca os postos de atendimento tem de se garantir a devida compensação no acesso aos mesmo e isso só pode ser assegurado por uma rede que dê resposta a tempo e de modo eficaz. Foi essa falta de meios de transporte que esteve, e está, na base das inoperacionalidades do sistema, com especial relevo nos serviços de urgência.
Isto porque as reformas em curso apenas visam fins financeiros, mais nada.
Mesmo assim não falta quem aplauda a reforma iniciada por Correia de Campos. Mas pode ser que um dia que precisem de ser atendidos de urgência, mudem de ideias, se ainda forem a tempo...

Coincidência

Quando o assunto da corrupção vem á baila, logo a opinião pública é bombardeada com outras distrações: os projectos do Engº Sócrates, as declarações irresponsáveis do Director da PJ...
j.marioteixeira@gmail.com

Alma lusa

"Calar no espírito": persuadir, convencer.

Perspectivas [Cisne]


sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Porque será?...

Venha a nós o vosso reino...

Dúvida [2]

Porque não se reúne casos concretos de corrupção dos últimos 20 anos, relatados na imprensa, e se pedem explicações do que não foi feito, a quem deveria ter actuado?

Dúvida [1]

Porque não perguntam ao Presidente da República por casos concretos que o levam a afirmar que a Justiça em Portugal é lenta e incerta?

O pacto do ruído

Em Portugal está instalado uma espécie de “pacto do ruído”: quando alguem atenta para o que não interessa a partidos políticos ou interesses privados, brada-se e rosna-se de indignação.
j.marioteixeira@gmail.com

Alma lusa

"Espírito engarrafado": falta de graça.

Perspectivas [paradoxo]