segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Não sei se deram por ela...

... mas o Ministro Mário Lino confirmou um "investimento" de 380 Milhões de Euros no aeroporto da Portela, em obras que já estão em curso.
Isto depois do famoso "jamé", e do afastamento da hipótese da solução Portela + 1...

E em poucos meses...

... apareceram milhões para apoiar a banca e não mais se ouviu falar do défice.

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Bom fim-de-semana!


E fujam do frio.

O tempo dirá

Se fosse condenado a 3 anos e 3 meses de pena suspensa, não sairia do tribunal a rir. Mas aqui em Portugal isso é normal. Tão normal quanto o povo continuar a eleger autarcas envolvidos em esquemas menos claros.
Estou para ver o que irá acontecer em 2009 nos Concelhos de Felgueiras, Gondomar e Oeiras. Isto num país em que tanto se critica a Justiça, e a falta dela.

O "truquezinho"

Lembra-me que na escola primária, um dia alguém chegou com a novidade do "truquezinho": alguém deixava entrar um amigo para a sua frente na fila em que estava e depois tratavam de trocar de lugares. Desta forma alguém passava para a frente dos outros mas não daquele que lhe dava vaga.
Recordei-me disto a propósito da notícia desta semana que Dmitry Medvedev, o actual Presidente russo, poderá vir a renunciar ao cargo no próximo ano, de modo a permitir que Vladimir Putin, actual Primeiro-ministro, assuma, de novo, a cadeira do Kremelim.
Não sei se é verdade ou não. Poucos saberão se é. Agora que me fez lembrar esquemas da canalha, lá isso fez. O que na política até será normal.

Ser o homem mais poderoso do mundo...

Uma questão de termos

"Sarah Palin pensava que África era um país"
"A candidata republicana à vice-presidência dos EUA, Sarah Palin, pensava que África era um país em vez de um continente, segundo elementos do staff da campanha de John McCain. "
Mas Sarah Palin demonstrou ao longo da campanha que "pensava" o que quer que fosse?...

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

O Tono

O Tono é bom moço. Pelo menos é o que a mãe dele diz. Mas tem aquele vício de querer ganhar a vida sem ter trabalho certo. E isso não é fácil: tem de trabalhar de noite, carregar pesos, passar momentos de forte ansiedade até que o trabalho acabe e nada corra mal, e depois arranjar quem lhe dê o preço justo pela mercadoria que ele vai "angariando" por aí.
A vida do Tono não é fácil!
Um dia, um vizinho da mãe chamou-lhe "madraço", e ele não gostou. Não sabia o que significava, mas não gostou da palavra, do som dela, nem do modo como foi dita, e na dúvida achou por bem agir preventivamente. Vai daí o emissor do vocábulo não tardou a provar a comida insossa do hospital.
Mas o vizinho teve a lata de fazer queixa no tribunal. Contra o Tono!
No julgamento, a mãe do Tono não se cansou de dizer que ele é bom moço, como sempre diz a quem comenta a vida dele a propósito da sua actividade laboral nocturna. E até foi capaz de explicar, quase com rigor científico, o porquê daquele atitude agressiva: "O Tono é assim: de repentes".

É de manhã que se começa o dia, mas...

... não exageremos!
"Menos de 50 deputados ouviram mensagem de Cavaco Silva"
"Menos de 50 deputados estavam hoje na Sala do Senado, no Parlamento, no início do debate sobre a mensagem do Presidente da República sobre a promulgação da mudança do regime jurídico do divórcio.
"A sessão de hoje, em que está em debate o Orçamento do Estado de 2009, foi antecipada das 10:00 para as 09:30 para, antes, poderem discutir-se as mensagens de Cavaco Silva sobre a lei do divórcio e o Estatuto Político-Administrativo dos Açores, vetado pelo Presidente.
"Pelas 09:40, estavam na sala 32 deputados e quando o presidente da Assembleia da República, Jaime Gama, começou a ler a mensagem presidencial sobre o regime jurídico do divórcio, às 09:50, eram menos de 50 os parlamentares presentes.
A Assembleia da República tem 230 deputados.
As duas maiores bancadas, PS e PSD, eram aquelas que tinham maiores clareiras."

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Já que se tem a fama...

Em Abril deste ano, Alberto João Jardim, referiu-se aos deputados da oposição na Assembleia Legislativa da Madeira, como "um bando de loucos".
Talvez por isso, o deputado José Manuel Coelho, do PND, tenha optado por esta... via.
j.marioteixeira@gmail.com

Actualização

Há muito que a lista de blogues está para ser actualizada. Foi hoje.
Foram acrescentados os seguintes blogues:
Sejam bem-vindos, e as desculpas pela demora.

Triste notícia

No meu regresso a esta casa, dei conta do fecho do Briteiros.
Uma notícia que me entristeceu.
Ainda não tive vontade de o mudar para a secção dos blogues findos.

Procura-se!

Conjunto de sumidades do pensamento nacional, que durante semanas andou a impingir a ideia que petróleo mais barato nunca na vida. Durante o período das maiores subidas dos combustíveis, não faltaram analistas financeiros, economistas e afins a dizer que a tendência seria sempre a da subida do petróleo, que os tempos do petróleo mais barato tinham acabado.
Onde anda agora essa gente?

Qual é o mistério?

Muito se tem escrito acerca da falta de supervisão do Banco de Portugal (BP) sobre o BPN.
Todavia, quem já teve de apresentar reclamações junto do BP acerca de entidades bancárias, há muito que sabe que o BP, na verdade, pouco ou nada faz.
Aliás o mesmo se diga da maior parte das chamadas entidades de supervisão ou de tutela, incluindo a ASAE, estando esta mais preocupada em aparecer na comunicação social como se fosse o FBI lusitano.
A ideia que tenho, é que, em muitos casos, as entidades são criadas para supervisionar mas depois ou não o fazem ou vai-se esvaziando as suas competências para que não aborreçam quem quer ganhar a vida (não importa como).
Mas isto só vira motivo de interesse quando mexe com milhões ou chega aos palácios do poder. Até lá não é notícia. Até lá há consumidores lesados e direitos violados sem consequências.

20 de Janeiro de 2009

A data em que se fará, de novo, história com a tomada de posse do primeiro Presidente afro-americano nos EUA.
Será uma difícil missão a de Obama: ser fiel ao seu discurso e ao mesmo tempo lidar a com realidade nua e crua - para não dizer selvagem - quer da política nacional quer da política estrangeira.
Que ventos de mudança enfunem as velas do verdadeiro progresso.
Só desejo que esta esperança de mudança que conquistou a maioria do povo norte-americano e milhões de pessoas pelo mundo fora, não seja travada por nenhuma mão assassina como aconteceu no passado. Porque as bestas vão andar por aí.

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Trunfos

Ferreira Leite está para Sócrates como Palin está para Obama: cada uma, a seu jeito, são bons trunfos para o adversário.

Sócrates não precisa de pedir maioria absoluta...

... o PSD está-se a esforçar para que ele a tenha sem grande esforço.

Queria ter um negócio assim (2)

Ter uma empresa arguida num processo crime de fraude fiscal, e mesmo assim ter como chefe de vendas do meu produto o Senhor Primeiro-Ministro.

Queria ter um negócio assim

Poder ganhar milhões e milhões de lucro ao longo de anos, para depois quando vir a crise ter o Estado a injectar dinheiro nos meus bolsos.

Perspectivas: o amorélindo!

Num dia como qualquer outro...

... este blogue regressou às publicações.