quarta-feira, 22 de setembro de 2004

A Guerra Irão-Iraque foi há 24 anos

A 22 de Setembro de 1980 o Iraque, com o apoio da Arábia Saudita e do Kuwait, invade o Irão, a pretexto de uma tentativa de assassinato do então Ministro dos Negócios Estrangeiros iraquiano, Tariq Aziz.
Não foi estranho ao conflito o facto do Irão apoiar quer os separatistas curdos no norte do Iraque quer os Shiitas, e de defender, claramente, a política expansionista da sua revolução.
De início Saddam Hussein comprava à União Soviética, China, França, Egipto e Alemanha o material bélico para o seu exército, mas as dificuldades crescentes face ao exército iraniano, levou a que os EUA em 1982 passassem a apoiar declaradamente o regime de Saddam Hussein contra o Ayatollah Khomeini. No confronto, por diversas vezes, o Iraque usou armas químicas contra o Irão, com o evidente conhecimento dos EUA.
Em 1988 é posto o fim à guerra por negociação. A guerra Irão-Iraque, para além do descalabro de perda de vidas humanas, foi financeiramente desastrosa para ambos os países. O Iraque ficou altamente endividado, designadamente para com o Kuwait, o que em 1990 muito terá contribuído para a invasão.
Estranhamente, há hoje um grande silêncio à volta desta data.


j.marioteixeira@sapo.pt