sexta-feira, 17 de setembro de 2004

A SIC apoia José Sócrates [?]

Já se sabia que José Sócrates só aceita debates a três. É a sua estratégia. Também por isso, ontem, estava decidido a assistir ao debate entre Manuel Alegre e João Soares, na SIC Notícias, anunciado para as 23.00. O meu interesse recaía mais nas ideias e propostas de Manuel Alegre do que propriamente na sua contra-argumentação a João Soares.
Todavia, imprevisto atrás de imprevisto fez com que só assistisse aos últimos 30 minutos do debate, mas foi o suficiente para testemunhar algo muito estranho: às 23.31 e às 23.42, durante o debate, ao momento em que eram contrapostas as imagens de Manuel Alegre e de João Soares, aparecia em baixo das mesmas, envolto em efeitos visuais, o nome de José Sócrates, repetidamente.
Ora, o debate era a dois porque assim foi estabelecido por Manuel Alegre e João Soares que queriam debater as suas ideias. Porque Sócrates recusa debates a dois. Vai ser realizado um debate a três brevemente naquela mesma estação televisiva. José Sócrates, felizmente, não está doente nem faleceu.
Assim sendo, é legítimo perguntar a que título o nome de José Sócrates aparecia, volta meia volta, em nota de rodapé, durante o debate?
Não há qualquer razão de ordem material ou formal para a publicidade do nome de José Sócrates naquele debate. Aliás, nunca tal assisti em qualquer outro debate de seja a nível partidário seja a nível eleitoral.
A única razão que encontro para tão insólito episódio é simples: A SIC apoia José Sócrates, antigo comentador daquela casa.
Até que alguma explicação razoável seja apresentada, não posso deixar de acreditar que José Sócrates conta com o apoio da SIC e de o lamentar profundamente, pese embora não estranhe.


j.marioteixeira@sapo.pt