terça-feira, 14 de setembro de 2004

A velha treta dos ricos e dos pobres [I]

Esta paladina intentona do governo de Santana Lopes em querer alterar o pagamento dos serviços prestados pelo Serviço Nacional de Saúde de modo a indexar o preço aos rendimentos de cada um, ou seja quem recebe mais paga mais, é bem mais grave do que pode parecer.
Partindo do pressuposto lógico que se afere quem ganha mais pelas declarações de IRS, pelos rendimentos declarados [não se vislumbra qualquer outro método], a ideia do governo em si mesma além de injusta é estúpida: se alguém recebe mais é porque declara que recebe mais e assim paga mais impostos, logo contribui mais para o Orçamento do Estado do que os outros.
Por outro lado, a ideia é ainda mais estúpida e intelectualmente desonesta, quando se diz que assim se corrige as injustiças do actual sistema fiscal. Ora, se alguém é “classificado” como tendo rendimento mais altos ou mais baixos, isso acontece com base na informação recolhida através do actual sistema fiscal, o tal que está viciado. Um sistema viciado só pode dar informações e resultados viciados. Mas é com base nesses resultados viciados que se quer fazer justiça.
Não fosse a situação tão grave quanto é, dava muito para rir. Acontece que o caso é grave: ou este governo, como outros, quer passar a todos nós um atestado de menoridade intelectual ou então é pura e simplesmente incompetente. Isto sem embargo das duas hipóteses serem, como são, perfeitamente conciliáveis.

j.marioteixeira@sapo.pt