quarta-feira, 27 de outubro de 2004

Cronologia de uma bronca anunciada


25.10.04

"O presidente indigitado da Comissão Europeia, Durão Barroso, refirmou hoje a sua confiança no voto favorável dos eurodeputados aos comissários que compõem o seu Executivo."Penso que no final das contas, teremos o apoio do Parlamento Europeu", declarou Barroso no final de um encontro, em Bruxelas, com o presidente cessante da Comissão Europeia, o italiano Romano Prodi, que também expressou a sua vontade em ver aprovado o Executivo de Barroso".

[in Público]

26.10.04

"O presidente indigitado da Comissão Europeia, Durão Barroso, reafirmou hoje em Estrasburgo a sua recusa em rever a composição do seu executivo.

Depois das declarações do comissário indicado por Itália, Rocco Buttiglione, sobre a homossexualidade e o papel das mulheres na família, o ex-primeiro-ministro português ainda não conseguiu garantir a confiança dos parlamentares europeus ao novo Executivo de 24 comissários, que será votado no seu conjunto amanhã."Escutei o aviso do Parlamento, compreendi a vossa mensagem", assegurou Barroso numa intervenção perante os eurodeputados. "Alguns de vós iriam preferir uma acção mais radical", reconheceu, dirigindo-se aos numerosos parlamentares que reclamam a não integração de Rocco Buttiglione no cargo de comissário para a Justiça, Liberdade e Assuntos Internos no futuro executivo. De acordo com Barroso, uma mexida no executivo europeu iria causar mais problemas do que soluções
".

[in Público]

26.10.04

"O presidente indigitado da Comissão Europeia, Durão Barroso, jogou hoje os seus últimos trunfos no Parlamento Europeu para tentar assegurar a aprovação da sua equipa de comissários. Hoje de manhã, vários eurodeputados exigiram mais uma vez uma remodelação dos nomes escolhidos por Durão, mas o ex-primeiro-ministro português recusa fazer qualquer troca".

[…]

"Esta Comissão é digna da vossa confiança e merece o vosso apoio. Faço um apelo ao vosso sentido de responsabilidade", disse Durão Barroso".

[in Público]

27.10.04

"O presidente da futura Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, vai hoje pedir aos eurodeputados um adiamento de um mês ao voto de investidura dos seus comissários. O ex-primeiro-ministro português pretende apresentar um novo executivo nas próximas semanas."Ele [Durão Barroso] vai anunciar que retira a sua Comissão (...) e que voltará a apresentar-se diante do Parlamento Europeu nas próximas semanas já com uma Comissão modificada", indicou à AFP Marielle de Sarnez, membro do grupo dos Liberais e Democratas Europeus. "Foi isso que ele disse aos presidentes dos grupos", precisou".

[in Público]

"O presidente indigitado da Comissão Europeia (CE), Durão Barroso está a discursar perante o Parlamento Europeu e já admitiu que vai retirar a sua equipa de comissários e apresentar uma nova, depois da polémica com o italiano Rocco Buttiglione".

[in TSF]

Aos poucos, Durão Barroso lá vai descobrindo as diferenças em fazer política em Portugal e na União Europeia.

j.marioteixeira@sapo.pt