quinta-feira, 7 de outubro de 2004

O golpe de um mestre

Marcelo Rebelo de Sousa acabou de desferir o mais rude golpe mediático ao governo de Santana Lopes: o seu sacrifício na cruz da repugnante censura, em directo, para todo o país. Tem agora do seu lado quem nem sequer o gostava de o ouvir, apenas porque se tornou a mais mediática vítima na mais recente trapalhada do governo.
Num só golpe Marcelo Rebelo de Sousa reúne à sua volta todos aqueles que têm um mínimo de decência democrática, não importa de que quadrante político, e enterra Santana Lopes na indecência política. Porque verdadeiramente já pouca gente quer saber se houve ou não pressões para o seu silenciamento, pela simples razão que pouca gente consegue ainda suportar este governo, independentemente da sua culpa.
Está muita gente farta, está muita gente desejosa de mudança. A mudança que este governo não dá porque simplesmente nem é capaz nem é governo. Muita gente, de todos os partidos, incluindo do PSD, o que já é sintomático.
Foi um grande golpe do mestre, num momento em que se torna aguda a decadência da imagem deste governo junto da opinião pública, em que a deriva tomou o lugar ao rumo, e tudo vive de uma ou outra capacidade individual de um ou outro ministro. Um golpe que ainda poderá sair muito caro a Santana Lopes, o que muita gente, ainda que em silêncio, deseja ardentemente.

j.marioteixeira@sapo.pt