sexta-feira, 26 de novembro de 2004

Ó da guarda!

Esta madrugada, alguém tentou assaltar o meu escritório. Felizmente não conseguiram. Mas foi o suficiente para ter de perder tempo com as rotinas habituais destes casos: participar à polícia, arranjar quem componha a porta, substituir canhões das fechaduras, reforçar e retocar a porta, etc.
Para além daquelas rotinas, é sempre normal o comentário, em tom de desabafo, com alguém, do tipo “tentaram assaltar o meu escritório”. Para depois responder a questões curiosas do tipo “roubaram alguma coisa?”.
Enfim, para mim foi uma experiência nova e como tal, acabei por reflectir como estas coisas acontecem, porque é que acontecem. Aos poucos comecei a aperceber-me o quanto é real o sentimento de insegurança que se comenta por todo o lado. De início achei estranho como é possível arrombar uma porta sem que ninguém dê conta, sem que ninguém ouça ou se aperceba. Mas realmente não é difícil num prédio de escritórios, uma vez que há horas em que ninguém lá está. Mas depois põe-se a questão: “e quando os larápios têm de transportar para a rua o que roubaram?” Ora, para isso temos a polícia. Temos?! Relembrei as tantas vezes que saí, e saio, do escritório às duas ou três da manhã, aproveitando o silêncio da noite para fazer o trabalho que não se consegue durante as horas das solicitações. Em todas essas ocasiões foram raras as vezes que me cruzei, no caminho para casa, com uma qualquer patrulha da polícia. E recordo-me dessa raridade porque é “normal” registarmos o facto de ver polícia nas ruas durante a noite.
Ainda assim, apesar de toda a estatística [que não é real uma vez que há muita acção criminosa que não é denunciada], considerando as condições existentes em Portugal, acho que podemos afirmar que somos um país de brandos costumes. Felizmente.

j.marioteixeira@sapo.pt