quarta-feira, 24 de novembro de 2004

O debate de ontem

Na SIC Notícias, pelas 23.00 horas, com os três candidatos a Bastonário da Ordem dos Advogados, teve alguns pontos sui generis:

- A patente ignorância dos dois moderadores acerca do que se estava a discutir e completa desarticulação, falando um por cima do outro.

- Mais grave ainda, num debate que deveria ser feito em torno das eleições na Ordem dos Advogados, o que representam e quais os projectos dos candidatos para a Advocacia e para a Justiça, fizeram questão de perguntar acerca do “Caso Casa Pia” o que achavam do impedimento da comunicação social assistir ao julgamento. Uma questão que não tinha nada a ver com a matéria em debate mas que foi imposta por mero interesse daquela estação televisiva.

- A postura de João Correia [Lista C], que representa a continuidade do que foi o exercício de José Miguel Júdice uma vez que faz parte da sua equipa, de quem quer mudar aquilo que ajudou a fazer. Há contradições interessantes.

- As crispações entre Rogério Alves e João Correia, que fizeram, finalmente, transparecer o que vai de mal entre o Conselho Distrital de Lisboa e o Conselho Geral da Ordem dos Advogados.

- A denúncia reiterada de “cambões” entre o Estado e Sociedades de Advogados por parte de Marinho Pinto que, estranhamente ou não, são desconhecidas pelos outros dois candidatos.

- À excepção de Marinho Pinto, foi defendido o aprofundamento da formação e da exigência de qualidade em sede de acesso à profissão de Advogado sem que se percebesse como que isso iria resolver a saturação do mercado. Ou seja a solução passa por abrir as portas da Ordem a quem quiser tentar entrar para depois, por métodos que ficaram por explicar, fazer-se a selecção. Significa isso que a Ordem continuaria a fazer receita com as inscrições para depois estrangular a agregação.

- Os problemas que se discutiram superficialmente naquele debate são, genericamente, os mesmos que foram debatidos antes das últimas eleições o que dá para avaliar a qualidade do mandato de José Miguel Júdice como Bastonário. Fica por enquanto a incógnita se daqui a 3 anos o debate será ainda o mesmo. Muito depende do que se passar no próximo dia 3 de Dezembro.

j.marioteixeira@sapo.pt