segunda-feira, 13 de dezembro de 2004

Essa coisa da estabilidade

Uma vez mais estamos a adiar Portugal.
Estamos porque as tão apregoadas reformas vão ser novamente adiadas, numa capitalização de meses que completa anos de atraso. É uma das consequências práticas e inevitáveis de uma crise política que começou com a debandada de Durão Barroso para a Comissão Europeia. Prosseguiu por um Governo incompetente e trapalhão. Culminou numa dissolução de um órgão de soberania estável [Assembleia da República] para amarrar as mãos a um Governo instável até às eleições. O mesmo Governo que, reaccionariamente, porque a oportunidade lhe foi dada, contra-atacou, demitindo-se.
A mesma crise que se arrasta até hoje e que só se resolverá, quem sabe, em Fevereiro de 2005. Sim, quem sabe, porque quem pensa que a vitória do PS está garantida é porque ainda não calculou sequer o que representa um debate televisivo entre Santana Lopes e José Sócrates.
Entretanto o resto da Europa, ao contrário de nós, não pára. Progride. Avança. Enquanto ficamos quedos.
Por cá, num país onde não há tumultos [excepto uma linha de comboio ou uma estrada cortadas pelo povo aqui e além que a GNR resolve facilmente], onde não há terrorismo, onde existe paz social, grande parte da nossa classe política enaltece, louva, exalta a estabilidade política. Faz disso uma bandeira, uma condição essencial ao desenvolvimento. Mesmo assim, as políticas sucedem-se ou porque muda o Governo ou porque muda o Ministro. Mas o que importa é que haja estabilidade política.
Curiosamente a Grécia, tal como a Espanha, sofre atentados terroristas e mesmo assim ultrapassou-nos no crescimento económico. Consegue ter políticas de crescimento económico, apesar de rebentarem bombas e de haver ameaças de atentados.
Por cá os nossos atentados são mais constitucionais, as bombas são mais políticas ou mediáticas, as ameaças são mais partidárias ou caciqueiras. Vive-se em terrorismo político e em convulsão legislativa.
Sinto que se confunde estabilidade política com estabilidade de poder…

j.marioteixeira@sapo.pt