quarta-feira, 22 de dezembro de 2004

A Oriente tudo de novo [III]

As relações comerciais entre o Reino Unido e a China, têm registado um significativo crescimento, sendo que a China exporta mais do que importa. Acontece que o Reino Unido ganha vantagem na área da maquinaria, tecnologia de informação e comunicação, equipamentos energéticos e serviços financeiros.
Por outro lado, o Reino Unido continua a ser o Estado-membro que mais investe na China, estabelecendo projectos de investimento conjuntos. Ou seja o Reino Unido já lá está, e não faz parte da Zona Euro.
Por cá, estamos à espera que eles cheguem para se ver o que acontecerá. Mas uma coisa é certa: não temos tecnologia de ponta para usar como moeda de troca. Nem serviços financeiros tão fortes que permitam assegurar quotas de mercado. Nem investigação sustentada que permita rivalizar na área da ciência e da inovação.
Para se ficar com uma ideia mais clara do que está a passar lá fora enquanto andamos a brincar aos combates ao défice cá dentro, é de ler no China Daily o que acontece hoje, para que não haja surpresas para o que vai acontecer amanhã.

j.marioteixeira@sapo.pt