terça-feira, 21 de dezembro de 2004

A Teoria do Bom Aluno e a Lei de Gresham

Não é preciso fazer um grande esforço de memória para recordar a teoria defendida por Cavaco Silva, então Primeiro-ministro, de que Portugal deveria ser um bom aluno na Europa, aprendendo com quem sabe e seguir os ensinamentos que ela, civilizada, organizada, superior, tinha para nos dar.
Mais recentemente, o seu artigo publicado no Expresso acerca da Lei de Gresham que se consubstancia na ideia de que a má moeda expulsa a boa moeda de circulação, servia de mote à metáfora política, para no fim concluir que é tempo dos bons políticos expulsarem os maus políticos. Num artigo em que Cavaco Silva fez aquilo que é tão só normal e corriqueiro no nosso país: pôr em cheque a honestidade ou a competência de todo um conjunto de pessoas, sem qualquer determinação ou assunção de responsabilidade. A atitude vale tanto quanto os dirigentes de clubes de futebol que falam de sistemas e de esquemas maquiavélicos, e nunca concretizam nem prova coisa nenhuma. Como Pinheiro de Azevedo disse um dia: “É só fumaça!”. Certo sendo que o fumo além de intoxicar, turva a vista.
Ora, vale a pena lembrar dois dos políticos que na era Cavaco Silva ascenderam ao estrelato e que deram provas do tipo de moeda que são. Dois casos inequívocos são Durão Barroso e Santana Lopes, políticos de inegável ascensão na era cavaquista, sendo que um fugiu a um compromisso para como povo português e o outro limitou-se a ser aquilo que sempre foi.
Recuperando a Teoria do Bom Aluno, também aí estamos mal: veja-se o atraso na aprovação da equipa da Comissão de Durão Barroso por sua exclusiva culpa e o recente chumbo ao projecto da EDP e do gás [lançado pelo próprio Durão Barroso], ao que acresce agora também o chumbo da proposta de “lease back” de Bagão Félix em sede de receita extraordinária para mascarar o défice.
Somos um país com valores humanos de referência no âmbito da engenharia, da arquitectura, da pintura, da literatura, do atletismo, do futebol, da medicina, etc.
Só mesmo na política é que temos maus alunos e má moeda.

j.marioteixeira@sapo.pt