segunda-feira, 31 de janeiro de 2005

A descentralização da Ordem [II]

Tal como dei conta aqui, a Ordem dos Advogados [OA] levou a cabo um Conselho Geral Descentralizado, na Comarca de V.N. de Famalicão. Desse modo, os Advogados daquela Comarca, ou de qualquer outra, puderam assistir aos trabalhos daquele órgão da OA. Onde assuntos de relevo foram tratados, tal como a criação de um Observatório que centralize e trate de toda a matéria relevante no âmbito da Justiça, para posterior concretização de medidas ou propostas.
Serviu a iniciativa, acima de tudo, para promover a aproximação da OA aos Advogados. Ganhando particular relevo a discussão pública entre a assistência e os membros daquele Conselho acerca de questões importantes: apoio judiciário, custas judiciais, estágio, estatuto de advogado especialista, etc.
Apoiei publicamente a candidatura de Marinho e Pinto a Bastonário, mas não deixo de valorizar esta iniciativa e de reconhecer, atento o actual momento político, a necessidade de dar espaço de manobra ao actual Bastonário Rogério Alves de modo a que o seu mandato opere uma real mudança em tudo aquilo que depende o seu exercício.

j.marioteixeira@sapo.pt