terça-feira, 11 de janeiro de 2005

O Direito Público e o Torto Privado [II]

Pelo que afirma Vital Moreira no Causa Nossa, este comunicado da Universidade Católica conterá muita poeira para atirar aos olhos, tal como:
[…]
Num volte face anómalo e injuridíco, foi nomeada uma Comissão ad hoc, constituída por um número exíguo e não suficientemente heterogéneo de membros (exclusivamente oriundos das Faculdades de Direito das Universidades de Lisboa e de Coimbra, com excepção do Prof. Freitas do Amaral, da Universidade Nova), a qual foi encarregada de propor as classificações aos vários cursos de Direito”.
[…]
Acresce que a avaliação e a classificação não foram levadas a cabo pela mesma entidade, estando substancialmente em causa a classificação feita pela tal subcomissão “ad hoc” atendendo, também, à sua composição.
Numa área tão sensível quanto esta, seria de esperar que o rigor e a uniformidade de procedimentos fosse algo acima de qualquer suspeita, que o estudo permitisse, até, a formulação de um “ranking” nacional. Como aliás é feito a nível do ensino secundário. Mas aqui não foi possível esse “ranking” exactamente porque, entre outras razões, “vários campos de observação não têm igual valor”.
A quem agrada, não se poupa elogios. Compreendo que a avaliação final agrade a Vital Moreira, tal como a quem vê o seu clube ganhar a arbitragem parece-lhe sempre isenta, mesmo quando não é. E isso também é um mau exemplo do futebol.

j.marioteixeira@sapo.pt