quinta-feira, 27 de janeiro de 2005

Pobre debate

O debate de ontem à noite na RTP1, à volta do nosso sistema político e eleitoral foi esclarecedor por certos pormenores. O que mais apreciei foi o seguinte: Decorrido que ia o debate, onde se falara por diversas vezes de “círculos uninominais”, Manuel Meirinho [docente universitário] atentou para o facto de que, possivelmente, 90% dos eleitores não sabem o que são “círculos uninominais”. Todos os demais presentes concordaram de imediato e António Seguro aproveito logo para divagar sobre a democracia e a participação política. Todos falaram da necessidade de haver mais pedagogia. Todos falaram de muita coisa. Mas ninguém explicou o que são “círculos uninominais”.
Conclusão: os possíveis 90% de desconhecedores de tal matéria continuaram na mesma. E porquê? Porque ficou bem patente a lógica do debate político que se assiste em Portugal: exercícios de retórica e pouco mais. Falar bem sem preocupações de esclarecer o que quer que seja.
Ficou-me apenas uma dúvida: será que nenhum representante partidário esclareceu o que são “círculos uninominais” porque, em bom rigor, também não sabe explicar?

j.marioteixeira@sapo.pt