quarta-feira, 23 de março de 2005

23 de Março de 2004 - Um ano depois

Hoje faz um ano que este blogue deu o seu primeiro passo. Isto é, o seu primeiro post, de seu nome “Tic-ta, tic-tac, tic-tac…”.
Naquela altura encontrava-se alojado no Sapo, onde mantém ainda as suas raízes. Destinava-se a afixar textos vários, fossem prosa ou poema. Eis que a dada altura este blogue ganhou um novo rumo, ou melhor: sentido. E hoje, um ano depois da sua inauguração, mantém-se fiel a si mesmo predisposto à mudança.
Mercê da efeméride, ganhou de presente um outro blogue, que será o seu Baú, que contará com um link permanente na lista à direita. Lá se irão guardar as relíquias deste blogue, de modo a trazer para junto de si próprio o que deixou na sua antiga casa.
Razão pela qual hoje se publica três posts naquele Baú: o primeiro é o predito “Tic-tac, tic-tac, tic-tac…”; o segundo é o “Portugal, Portugal, Portugal…” que marcou o início de um novo sentido a este blogue, do qual se vai ainda sentindo reminiscências; o terceiro, “Mutatis mutandis”, firmou as bases quer da identidade do seu autor quer da identidade do próprio blogue.
Um ano depois, aquilo que começou por ser um mero placard de textos soltos, tornou-se algo bem mais sério e motivador. Permitiu trocar opiniões, por exemplo, com Vital Moreira
ou Guilherme d`Oliveira Martins, materializando aquilo que é uma das mais importantes essências da blogoesfera: a acessibilidade ao conhecimento, ao debate e à troca de opiniões.
Por fim, um agradecimento a todos quanto tornaram possível manter este blogue, não importa com que contributo [ideias, concórdia, discórdia, palpites, saudações, réplicas, tréplicas, etc].
Por tudo isto, e por mais que não cabe em palavras, um ano depois vale a pena olhar para a frente e seguir rumo. Para onde quer que seja.

j.marioteixeira@sapo.pt