Há palhaçadas sem limite?
Parece que sim:
"A Direcção-Geral de Viação (DGV) já colocou na Internet as versões das marcas de monovolumes que cumprem e as que não cumprem os requisitos impostos pelo decreto-lei que prevê a redução das portagens.
Os veículos Citroen Jumpy, Evasion e C8, o Ford Galaxy, o Kia Carnival, os Peugeot 806, 807 e Expert, os Seat Alhambra, Alhambra 7M e Alhambra 7MS, o Tata Safari e o Volkswagen Sharan (7M) são os monovolumes que cumprem os requisitos.
Os veículos Citroen Jumpy, Evasion e C8, o Ford Galaxy, o Kia Carnival, os Peugeot 806, 807 e Expert, os Seat Alhambra, Alhambra 7M e Alhambra 7MS, o Tata Safari e o Volkswagen Sharan (7M) são os monovolumes que cumprem os requisitos.
No entanto, algumas versões dos Volkswagen Sharan, do Seat Alhambra, do Peugeot 806 e do Citroen Jumpy não cumprem as condições ditadas pelo decreto-lei.
O Decreto-Lei 39/2005 que determina que os monovolumes (veículos de classe 2) passem a pagar tarifa de portagem de classe 1 foi publicado a 17 de Fevereiro deste ano e entrou em vigor no dia seguinte.
A sua aplicação prática estava dependente do despacho governamental que definia qual a entidade competente para definir os veículos que cumprem as características necessárias, responsabilidade que foi entregue à DGV".
[in Público]
Alguém será capaz de explicar qual é a diferença objectiva de desgaste numa auto-estrada que implique tarifas diferentes consoante a versão do modelo? E entre, por exemplo, um monovolume Kia Carnival e um todo-terreno Nissan Terrano?
Para quando a fixação de tarifas numa perspectiva de taxa e não de imposto?
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