segunda-feira, 14 de março de 2005

Notas de Segunda

1 – A ideia de José Sócrates de proceder ao Referendo da Constituição Europeia no mesmo dia das eleições autárquicas, além de contrariar anteriores críticas do PS a tal hipótese, só poderá ter uma “virtualidade”: mascarar a alta abstenção que se prevê na consulta popular quanto ao futuro da Europa.
2 – Num noticiário da SIC Notícias, uma jornalista usa a seguinte expressão: “… pôs a cidade em estado de quase de sítio…”. Com a televisão, estamos sempre a aprender bom português.
3 – Medicamentos de venda livre em superfícies comerciais, já! A concretizar-se, será uma boa iniciativa de José Sócrates, que no entanto não satisfaz de todo a necessidade de acabar com certos privilégios corporativos. Sinal de se tratar de uma boa medida advém das críticas dos farmacêuticos e respectivo grémio [Associação Nacional de Farmácias] e do apoio dos médicos.
4 – A violência perpetrada por autoridades policiais [PJ e PSP] atinge valores preocupantes, violadores dos valores básicos de democracia e de respeito pela dignidade humana que, em princípio, não poderiam contemplar qualquer agressão. Onde andam o Procurador-Geral da República, o Director Nacional da Polícia Judiciária, O Provedor de Justiça, etc? Que se passa com as nossas magistraturas que se comprometem em degradante conluio de silêncio com os mais claros sinais de podridão da nossa sociedade? Continue-se, pois, a não dar primazia às questões da Justiça.
5 – Não costumo escrever sobre futebol, mas também não acredito em tabus, pelo que sou a comentar que o futebol português está em tão bom nível, que um F.C. do Porto, ainda agora humilhado pelo Nacional, e que já perdeu 22 pontos em casa, continua a disputar o primeiro lugar no campeonato.

j.marioteixeira@sapo.pt