terça-feira, 12 de abril de 2005

Concordo, ou talvez não

Apesar da saudade, não vou recordar o excelente programa da RTP2 conduzido por Mário Figueiredo
e que tinha aquele título.
A história é outra.
Hoje, a meio do meu passo apressado rumo a um compromisso para o qual estava já atrasado, fui abordado por um casal de meia-idade:
- Permita-me que lhe faça uma pergunta – perguntou ele em tom pausado.
Pensando que precisasse de saber onde seria determinada rua ou serviço, interrompi a minha pressa e preparei-me para o teste.
- O senhor não concorda que a juventude corre hoje sérios perigos? – perguntou ele enquanto já ia retirando uns folhetos de papel lustroso com imagens religiosos da sua pasta de mão de cor preta.
Desiludido e meio surpreso, respondi que sim, e que não era só a juventude: eu próprio corria sérios riscos de perder uma marcação caso não retomasse o meu ritmo interrompido. E reiniciei a marcha célere, recusando delicadamente o recebimento de qualquer literatura, de volta à minha rotina.
Concordo que a juventude corre hoje sérios riscos, mas duvido que eu e ele partíssemos dos mesmos pressupostos para tal conclusão.

j.marioteixeira@sapo.pt