quarta-feira, 27 de abril de 2005

Justiça

"Ponta Delgada, 27 Abr (Lusa) - O Tribunal de Ponta Delgada condenou hoje 14 dos 18 arguidos do processo de abuso sexual de menores da Lagoa, São Miguel, a penas entre os 14 anos de prisão efectiva e dois anos de pena suspensa.
O principal arguido do processo, José Augusto Pavão, um pintor de construção civil conhecido por "Farfalha", foi condenado a 14 anos de prisão por 13 crimes, a pena mais elevada decidida pelo Tribunal de Júri, composto por três juízes e quatro jurados.
Ao médico Luís Arruda, que foi delegado de saúde no concelho da Lagoa, o Tribunal da maior cidade açoriana atribuiu uma pena de três anos de prisão efectiva.
O Tribunal de Ponta Delgada absolveu, ainda, três dos 18 arguidos do processo, enquanto um outro arguido apenas ficou sujeito ao pagamento de multa.
O caso remonta ao final de 2003, quando a Polícia Judiciária deteve o primeiro suspeito neste processo, José Augusto Pavão, ao que seguiu a detenção de mais 17 homens da ilha de São Miguel.
Os 18 homens foram todos constituídos arguidos num julgamento que se iniciou a 14 de Março à porta fechada e que terminou hoje com a leitura do acórdão pelo juiz Araújo de Barros
".
[in Lusa]
Para quem queira fazer um comparativo entre a Justiça regular e a mediática, aqui tem um bom ponto de partida.