quarta-feira, 13 de abril de 2005

Ó mãe! Posso ir á manif?

"Esta quarta-feira foi denominada “Dia nacional de Luta contra a política de Educação do Governo” pelos alunos dos ensinos Básico e Secundário.
Em Lisboa, cerca de duas dezenas de alunos concentraram-se no Saldanha para participar numa manifestação contra a aplicação da nova Lei de Bases da Educação e a exigência de se acabar com os exames nacionais do 9º ano.
Depois, seguiram para o Ministério da Educação, a fim de fazerem ouvir os seus protestos. Foi chegando mais gente e já eram centena e meia.
A Delegação Nacional das Associações de Estudantes (DNAE) justificou a fraca adesão ao protesto responsabilizando os conselhos executivos das escolas de "boicotarem a saída dos alunos".
Em Viseu, mais de 200 alunos do Ensino Secundário saíram às ruas da cidade, carregando faixas com as inscrições "Estudantes exigem educação sexual já! Fim dos exames nacionais! Melhores condições nas escolas".
A manifestação concentrou-se junto ao Rossio, em frente à Câmara Municipal de Viseu, e seguiu depois para o Governo Civil.
Na Guarda, os alunos da Escola Secundária Afonso de Albuquerque fecharam os portões com correntes. O protesto seguiu para o Governo Civil, depois de um funcionário da escola ter cortado as correntes.Em Évora e Beja o protesto reuniu cerca de uma centena de alunos de escolas do Ensino Básico e Secundário. A exigência de políticas de Educação "mais justas" foi feita junto dos respectivos governos civis destas cidades
".
[in JN]
É de mim ou sente-se uma certa falta de capacidade reivindicativa dos putos do pré-escolar?