segunda-feira, 30 de maio de 2005

Notas de Segunda

1 - O estdo de graça do Governo é bem patente nos meandros da comunicação social e dos analistas políticos: há uma interessante passividade com que se aborda a quebra dos compromissos eleitorais por parte do Executivo de José Sócrates. Melhor do que isso, só o preciosismo das contas do défice feitas por Vítor Constâncio.
2 - É notório que na nossa curta Democracia ainda se vive tempos de ajuste de contas. A prová-lo está a crítica de Miguel Cadilhe a Cavaco Silva. Mas também é verdade que sendo a nossa Democracia ainda jovem, convirá lembrar porque foi que Miguel Cadilhe caiu do Governo de Cavaco Silva: evasão fiscal. Como é estéril, a guerra de virtudes.
3 - O “Não” francês à Constituição Europeia faz relembrar que há muitas coisas apelidadas de “questões internas” que são também “questões europeias”, tal como agricultura, desemprego, Turquia ou emigração.
4 - Por outro, lado a grande afluência da juventude francesa à participação no referendo em defesa do “Não”, dá para ganhar confiança num futuro contrário aos directórios e às concertações institucionais em detrimento da participação popular.
5 - Excelente serviço público de televisão prestado pela RTP, neste domingo: uma tarde inteira preenchida com um jogo de futebol.
6 - Interessante o ar contrariado com que Gilberto Madaíl distribuiu as medalhas pelos jogadores do Vitória de Setúbal. Vá-se lá perceber porquê.

j.marioteixeira@sapo.pt