segunda-feira, 6 de junho de 2005

Notas de Segunda

1 - Interessante como o debate à volta dos regimes especiais de pensões, tem deixado de lado a acumulação de cargos. Ser presidente de uma Câmara Municipal, de uma Junta Metropolitana e do Metro, recebendo cumulativamente vencimentos e ajudas de custas por tais funções, além parece não implicar nas contas públicas.
2 - Torna-se óbvio que a "moralização" do Estado vai a reboque da necessidade financeira. Do género: "somos obrigados..."
3 - Não se percebe é muito bem como se vai compatibilizar tal moralização com o facto de presidentes de Institutos Públicos continuarem a ganhar bem mais do que o Presidente da República.
4 - Por iniciativa de António Costa, a PSP vai deixar de intervir nos acidentes de viação. As questões devem ser resolvidas entre os intervenientes e respectivas companhias de seguro, e recorrendo-se à vigilância de câmaras de vídeo. Ora, isto pressupõe comportamento civilizado, existência de apólices de seguro e um investimento megalómano em câmaras de vigilência nas ruas e estradas do país. Ou então é uma anedota que a outros governos jamais seria perdoada.
5 - Poderá não ser conveniente para o PSD [não o é certamente] mas torna-se divertido ouvir falar Marques Mendes a exigir soluções urgentes para os diversos problemas do país, como se tivesse regressado de um prolongado exílio.
6 - Desde que a água é captada até que chega às nossas casas, temos uma perda na ordem dos 15% devido ao mau estado da rede pública. No entanto temos dos melhores estádios de futebol da Europa. Não se pode ter tudo, que diabo!