segunda-feira, 18 de julho de 2005

Notas de Segunda

1 - Sem reivindicar artes de adivinhação, aconteceu aquilo que nesta casa já se havia previsto: Sócrates terá de aceitar a cada vez mais provável candidatura de Manuel Alegre à Presidência da República. Depois de Guterres e de Vitorino, a espinha parece cada vez mais certa.
2 -Depois de muita conversa acerca do choque tecnológico, do cd agitado em conferência de imprensa e do discurso redondo acerca das novas tecnologias, eis que uma vez mais nos deparamos com a triste realidade da alta percentagem de chumbos a matemática. O que já não é nada chocante.
3 - Miguel Relvas defendeu a realização de uma referendo acerca da construção do aeroporto da OTA. E porque não? Só é pena que não tenha tido a mesma ideia para os sobreiros da Companhia das Lezírias.
4 - É intenção da União Europeia em transformar os advogados em delatores dos seus clientes, sob a justificação de combate ao tráfico ilegal de capitais e consequente finaciamento dos movimentos terroristas. Ora, quando as garantias de um Estado de Direito Democrático sucumbem por motivos de alegada segurança pública, uma boa parte dos objectivos extremistas e sanguinários começam já a fazer efeito.
5 - Cada vez se mostra mais claro que a opção apresentada pelo Governo de reduzir as férias judiciais para 30 dias, esgotando o mês de Agosto, recente "corrigida" para 45 dias, evidencia as opções errantes de uma clara ausência de programa político para a Justiça. Pelo meio vê-se episódios tristemente pitorescos com magistrados e proclamar a "greve de zelo" que, ainda para mais, não é permitida por lei. Bons ventos se semeiam...