segunda-feira, 25 de julho de 2005

Notas de Segunda

1 – As declarações de Sócrates e de Soares revelam a mentira hipócrita com que a classe política tem vindo a abordar a questão das presidenciais: a decisão dos candidatos é individual e depois os partidos apoiam ou não. Foi o próprio Mário Soares a declarar que poderá candidatar-se atendendo ao apoio já expresso por Sócrates. Afinal, sempre é verdade: ninguém decide sem saber se pode contar com o apoio partidário que lhe interessa.
2 – Ainda quanto às presidenciais é notório o esforço de Sócrates em afastar Manuel Alegre da corrida presidencial. A sofreguidão foi tanta que fez questão em falar em Julho sobre o que falaria só depois do Verão. A ala mais esquerda do PS começa a ficar cada vez mais isolada com a liderança de Sócrates, sendo claramente valioso o voluntarismo de Soares.
3 – Ouvir Alberto João Jardim gritar por liberdade na Madeira é um ultraje ao vocábulo, porquanto o usa como camuflagem à independência com que instrumentaliza a sua demagogia e suporta o proxenetismo aos cofres do Estado com o argumento da autonomia.
4 - Num país a arder com gente desalojada e em desespero e com bombeiros sem meios que se sacrificam dia e noite; em que o Ministro das Finanças se demite em clara ruptura com as opções de futuro do Governo; onde a seca aperta cada vez mais com culturas perdidas e agricultores e produtores de gado desesperados, a postura de moleza abstinente de Jorge Sampaio além de um péssimo serviço à Pátria evidencia uma inaceitável cumplicidade que se marca por não levantar quaisquer ondas que perturbe a navegação à vista socialista.

j.marioteixeira@sapo.pt