terça-feira, 19 de julho de 2005

"UM SÉRIO AVISO" [3]

Sob o título "RESPOSTA A J. MÁRIO TEIXEIRA", escreve Guilherme d`Oliveira Martins na Casa dos Comuns o seguinte:
"Ainda sobre os cínicos. Fiquei surpreendido com a sua dúvida, caro amigo. O cinismo a que me refiro nada tem a ver com o cepticismo europeu. Antes pelo contrário.
O cepticismo neste particular não é cinismo. Gosto mais dos críticos do que daqueles que cultivam uma estranha e doentia indiferença, que os leva a descrerem de tudo e a dar campo aos radicalismios e fundamentalismos, que geram os terrorismos. Precisamos de valores e de ideais.
Eis o que está em causa!
"
Retiro as reservas que tinha quanto à concordância. Mas como acredito que a concordância só vale enquanto for sincera porque esclarecida, valeu a reserva para afastar qualquer dúvida que da minha parte houvesse.
Haveria razões para duvidar do alcance das palavras que escreveu?
Em termos pessoais sei que não.
Acontece que, tal como em outras ocasiões, um esclarecimento mais pormenorizado sempre tem em si mesmo a pedagogia que enriquece o debate. Por outro lado, sempre dá para descansar um pouco mais o espírito daqueles que, como eu, volta meia volta lá são mimados com rótulos e classificações pelas suas opções em matéria europeia. E como há mais gente a ler o que escreve, achei por bem o esclarecimento.