quarta-feira, 10 de agosto de 2005

Método abrupto

Pacheco Pereira resolveu fazer no seu Abrupto uma corrente e respectivo recenseamento dos blogues que exigem do Governo a apresentação de estudos que justifiquem a construção do aeroporto da Ota e o TGV.
Não se sabe porque meios terá obtido as informações, mas o certo é que, notoriamente, ficaram de fora diversos blogues que têm criticado a ausência dos referidos estudos.
Ao invés de se congregar vontades na blogoesfera, está-se a criar como que uma elite de blogues, que fazem parte de uma lista restrita, aderentes a uma qualquer corrente de pergunta formatada.
Seria bem diferente se Pacheco Pereira tivesse proposto algo semelhante ao Sítio do Não. Mesmo neste caso, do Sítio do Não, Pacheco Pereira resolveu criá-lo só depois de constatar que muito antes de ter começado a debruçar-se na blogoesfera sobre a defesa do "não" à ratificação da Constituição Europeia, já outros blogues o haviam feito, iniciado uma luta à qual posteriormente decidiu aderir.
No caso dos estudos da Ota e do TGV a história repete-se, mas para pior: uma lista de blogues que fazem uma exigência formatada, e que dada a extensão e diversidade da blogoesfera só poderá pecar por defeito, prejudicando a verdadeira expressão quantitativa e qualitativa em sede da contestação às opções e modo de decisão do Governo.