segunda-feira, 8 de agosto de 2005

Notas de Segunda

1 – António Costa veio pedir, entre outras coisas, que os proprietários limpassem as matas: é a chamada prevenção à posteriori.
2 – Perante mais um Verão de incêndios, é estranho que só apareça António Costa, sendo de questionar se os Ministros do Ambiente e da Agricultura entendem que tal matéria nada tem a ver com eles e que por isso não aparecem no terreno.
3 – Foi muito lindo ver Luís Figo a falar em espanhol, numa conferência de imprensa em Itália. São assim alguns dos heróis lusitanos, daqueles que recebem condecorações de Jorge Sampaio.
4 – O bombardeamento de Hiroxima foi e será sempre uma decisão polémica do então Presidente norte-americano Truman. Todavia, é também bom que não se esqueça que o Japão arrastou os EUA para a Segunda Guerra Mundial com um bombardeamento cobarde sobre a USA Navy fundeada em Pearl Harbour, matando à traição, sem qualquer declaração de guerra prévia, milhares de soldados. Que não se confunda, pois, a justa condenação da corrida ao armamento nuclear com a pretensa superioridade moral nipónica.
5 – Não se estranhe que o Governo jogue com a agenda política [eleições autárquicas, referendo do aborto e eleições presidenciais] para continuar a fugir com explicações sobre o que até agora não tem explicação técnica mas que está já politicamente decidido: Ota e TGV.

j.marioteixeira@sapo.pt