quarta-feira, 14 de setembro de 2005

Cromos doutrora


Tal como foi anunciado, começa hoje a rubrica dedicada a autocolantes que durante o PREC até à década de 80, foram distribuídos por todo o país, resumindo intensos combates políticos e ideológicos do PCP, UDP, MES e outras organizações políticas, publicitando iniciativas diversas, ou ilustrando capacidade de mobilização e de associativismo.
Foram também expressão do intenso movimento associativo desde as comissões e associações de moradores às comissões políticas nas empresas, mas com maior relevo na consolidação do movimento sindical. As suas reivindicações e os seus manifestos de apoio.
Tal como as herdades colectivas, as cooperativas agrícolas e demais movimento cooperativo, foram estandartes do PREC e referências obrigatórias no curso da Reforma Agrária.
Esteticamente prevalecem as referências ao trabalho, ao esforço humano, à transformação, dominam este tipo de autocolantes. Mais relevantes, ainda, os nomes. Esta, a primeira da série dediacada às cooperativas, a "Estrêla da Liberdade".

j.marioteixeira@sapo.pt