segunda-feira, 19 de setembro de 2005

Notas de Segunda

1 – Se dúvidas houvesse, Manuel Maria Carrilho demonstrou bem o seu carácter democrático, socialista, intelectual e progressista ao não estender a mão a Carmona Rodrigues no fim do debate da SIC Notícias. Ouvir o que o personagem disse no início do debate, afirmando que quem está na luta política tem de estar disposto a ouvir de tudo, justifica-se agora dizendo que não aceita calúnias. A sua candidatura à Câmara de Lisboa, arrisca-se cada vez mais a trazer amargos de boca ao PS, bem como acertos de contas.
2 – Em plena Convenção Autárquica do PS, ouvir Almeida Santos [Presidente do PS] comparar Cavaco Silva a António Oliveira Salazar, faz pensar na falta de acerto que o PS começa a denotar em tempos de poder: não só torna pessoal o combate político dando ainda mais relevância a Cavaco Silva [o que já começara com a soberba de Soares na críticas ao perfil político do social-democrata], como confunde Presidenciais com Autárquicas. Um péssimo serviço do PS para o debate político em Portugal, talvez para fazer concorrência a Marques Mendes.
3 – A administração Bush tem revelado perigosas e trágicas tendências para a incompetência: seja numa intervenção do Iraque que fomentou o terrorismo sanguinário e para o qual não tem resposta, seja para o total desconcerto das operações de salvamento e de apoio em Nova Orleães. Todavia, quando estas coisas são denunciadas e avaliadas ao pormenor, há quem consiga vislumbrar nisto uma atitude anti-americana.
4 – O discurso político das instituições comunitárias da necessidade de reforçar a Europa Social, é acompanhado pelo discurso das forças políticas no poder em diversos Estados-membros da necessidade de redução do Estado Social para que este se salve naquilo que é, segundo os interesses do momento, essencial. Esta patente contradição advém da mesma lógica que sustenta, por exemplo, a abertura do mercado europeu à China como se houvesse igualdade de custos sociais que não distorcessem as regras da concorrências ou fizessem pusessem em causa conquistas sociais…

j.marioteixeira@sapo.pt