segunda-feira, 26 de setembro de 2005

Notas de Segunda

1 – Afinal, Manuel Alegre já conta ser candidato, embora saiba que vai tirar votos a Mário Soares que é a escolha do PS, fraccionando o eleitorado do seu partido, e vai dividir ainda mais a Esquerda. Ou seja: o discurso de finais de Agosto em Viseu, não existiu, ok?
2 – Tudo vale na conquista do voto, do poder, inclusive abraçar quem há pouco tempo nos recusou um cumprimento de mão e a quem, por isso, chamamos de “ordinário”. Uma falta de verticalidade e de auto-respeito, que cada vez mais torna políticos em bonecos de plasticina. Má perda de oportunidade de Carmona dar o devido tratamento a Carrilho: o desprezo.
3 – Ao mesmo tempo que anuncia investimentos na formação profissional, José Sócrates lá vai preparando o povo para um futuro de mais três a quatro anos de crise, de sacrifícios. O que num país de fado, é óbvia a mais-valia em sede de confiança dos agentes económicos e de estímulo à economia nacional.
4 – Acresce, ainda, um peculiar raciocínio de José Sócrates perante a malfadada candidatura de Manuel Alegre: a candidatura apoiada pelo PS é a de Mário Soares porque é a única capaz de unir os portugueses. Se é assim, não se percebe então como é que tal candidatura não consegue sequer unir os socialistas.
5 – A anunciada greve dos magistrados judiciais para finais de Outubro dá-se por mero interesse corporativo e nada mais. Se fosse o estado caótico a que a Justiça está a chegar, há muito que a greve estaria marcada. É, tão só, uma greve sindical, sendo apenas “curioso” o facto de se tratar de titulares de órgãos de soberania.
6 – Recordam-se de quanta gente afirmou que seria um prestígio para Portugal ser um português a presidir à Comissão Europeia? É algo que sempre salta à minha memória quando vejo Durão Barroso a discursar, constantemente, em inglês. E ainda falaram de “God Pine”…

j.marioteixeira@sapo.pt