segunda-feira, 7 de novembro de 2005

Notas de Segunda

1 – As declarações do Ministro Alberto Costa com que lançou a suspeição generalizada que os advogados que aceitam nomeações oficiosas não cumprem devidamente a sua função, e, também, por isso serão cortadas despesas com o Apoio Judiciário, resultam da táctica deste Governo em querer implementar alegadas reformas com base em ataques a classes profissionais. Além de ser uma estratégia meramente fracturante, desvirtua a necessidade e a mais-valia das reformas a operar em diversos sectores do Estado.
2 – Para além disso, há um tom ordinariamente demagógico naquelas declarações uma vez que o Sr. Ministro enquanto advogado nunca deve ter defendido os interesse de ninguém em sede de Apoio Judiciário e ficado à espera durante meses que lhe pagassem o que é devido.
3 – É por declarações como as do Sr. Ministro que muitos, como eu, se recusam a inscrever no Apoio Judiciário nem aceitam tratar como “Colega” a quem os galões sobem à cabeça por mero exercício de um qualquer cargo temporário.
4 – A estratégia da candidatura de Soares é, notoriamente, a do ataque pessoal a Cavaco Silva, correndo o sério risco de só beneficiar o adversário, vitimando-o.
5 – Segundo dá para perceber pelas insistências do Governo na discussão do Orçamento do Estado em sede de investimento público, o relançamento da economia nacional passa por se gastar dinheiros públicos nos próximos dois anos em estudos de aprofundamento do aeroporto da Ota e no TGV.
6 – Continua por se saber, concretamente, de quem são os terrenos adjacentes ao futuro aeroporto da Ota, o que talvez permitisse perceber melhor a fixação em semelhante projecto. Mas, em compensação, permite perceber melhor os mídia em Portugal.
7 – O melhor de tudo ainda foi ver este Domingo, no Santuário de Fátima, Marco Paulo voltado à Virgem a cantar em play-back e uma actriz brasileira - que outrora por cá passou arrecadando um subsídio da Secretaria de Estado de Santana Lopes para depois regressar ao Brasil a dizer mal dos portugueses chamando-os de frustrados -, fazer uma breve leitura de lágrimas nos olhos. Isto, sim, é espectáculo!

j.marioteixeira@sapo.pt