segunda-feira, 21 de novembro de 2005

Notas de Segunda

1 – Oportunas, como sempre, as críticas de Marinho Pinto ao modo como decorreram os trabalhos do Congresso da Ordem dos Advogados. Na verdade pouco mais foi do que um espaço de discursos de circunstância politicamente correctos em que se perdeu uma boa oportunidade para a Ordem se reafirmar no âmbito da actual crise da Justiça, perdendo-se tempo a quem no tempo que teve nada de concreto fez para mudar o curso das coisas, como é o caso de Jorge Sampaio.
2 – Acresce que a ideia, já velha, recuperada agora por Alberto Costa, de serem feitas avenças pelo Estado com Advogados no âmbito do Apoio Judiciário, esconde uma realidade que há bem pouco tempo aquele ministro tentou conspurcar: as dívidas que o Estado caloteiro mantém com quem presta aqueles serviços que se tivesse a mesma atitude para com a classe política certamente ninguém se interessaria pela coisa pública.
3 – O lamento da Procuradoria Geral da República [PGR] acerca das constantes violações do Segredo de Justiça é tanto mais interessante quanto se sabe que as mesmas decorrem durante as fases de Inquérito em que os magistrados do Ministério Público e as autoridades policiais controlam as investigações. Sendo assim, de que se queixa a PGR?
4 – Os candidatos presidenciais do PCP e do BE usam a plataforma de campanha para fixar eleitorado e para ataques cerrados ao Governo acerca do mais diversas assuntos: défice, professores, ensino, aumentos salariais, função pública, etc. Já para não falar das dúvidas que levantam acerca da independência da candidatura de Cavaco Silva. Confundir alhos com bugalhos ora ao lado do povo ora de olhos nos olhos.
5 – À medida que a campanha de Mário Soares avança, e caso venha a ganhar, apercebemo-nos que José Sócrates poderá vir a ter mais dores de cabeça do que pensa, porque quem ouve aquele candidato até pensa que o cargo é o de Primeiro-ministro.
6 – Lindo, ver Sócrates sublinhar que foi o próprio Zapatero que sugeriu que o centro de investigação tecnológico ibérico deveria ser em Braga. Gracias, muchas gracias.

j.marioteixeira@sapo.pt