sexta-feira, 16 de dezembro de 2005

Obrigadinho

Primeiro é o debate, as perguntas e as respostas compassadas, cada uma na sua vez, com uma ou outra réplica de permeio. Findo o debate, temos as entrevistas fora dos estúdios de televisão, em que se fazem perguntas sobre as respostas dadas às perguntas que foram feitas minutos a trás. Noutros canais passam resumos do debate e há uns tantos comentadores [quase sempre membros dos partidos políticos a que pertencem os intervenientes dos debates] a analisarem ao pormenor o que foi dito no debate. No dia seguinte temos a repetição dos alegados melhores momentos do debate.
Mas não é só. Não se pense que só em época eleitoral isto acontece.
Após os jogos de futebol, temos a rubrica das entrevistas curtas aos jogadores e treinadores intervenientes. Aquilo que se chama em bom português de “flash interview”. Depois de responderem a duas ou três perguntas formatadas, o entrevistador faz uma súmula, para que sejamos capazes de perceber e apreender a profundidade do que ali foi dito.
Também os repórteres não resistem a fazer um resumo das curtas entrevistas que fazem a políticos ou transeuntes. O mesmo se diga quando acompanha declarações públicas, conferências de imprensa ou discursos. Tudo como se tivessem de traduzir para português o que foi dito.
Humildemente só me resta agradecer a todos quantos me tratam com uma criancinha ignorante e ingénua a quem tem de se explicar tudo e se apresenta as perspectivas pelas quais deve pensar.

j.marioteixeira@sapo.pt