terça-feira, 20 de dezembro de 2005

Onde andou ele?

Já não é a primeira vez que Freitas do Amaral espanta com as suas acções. Talvez por isso, por já não ser novidade, não se tenha dado grande importância ao que disse o Ministro acerca dos montantes que Portugal irá receber em sede de apoios comunitários: os portugueses têm o ónus de fazer valer aquele dinheiro produzindo mais, dedicando-se mais, esforçando-se mais, correr riscos apostando em negócios.
Ora, isto dito por alguém que nunca soube o que é ter de andar transportes públicos, que fazer contas ao fim do mês para ver se o salário chega, ou sequer ter de ir para uma fila de espera para uma entrevista para um emprego, é realmente motivador.
Não se lembra o Senhor Ministro que se há alguém responsável pelo mau aproveitamento dos fundos comunitários e pelos seus fracos resultados é a classe política em geral e a governativa em particular?
O Senhor Ministro não se recorda da quantidade de dinheiro que entrou em Portugal durante o reinado de Cavaco Silva [durante o qual chegou a ser o candidato da Direita nas Presidenciais, defrontando Mário Soares] que coincidiu com a aquisição em massa de Ferraris e de grandes propriedades imobiliárias mercê de falta da mais básica e elementar fiscalização?
O Senhor Ministro tem ideia de quanto o rendimento dos portugueses já foi prejudicado pela péssima gestão de sucessivos Governos e o quanto da riqueza nacional é sorvido, sugado, por um Estado que não é eficaz e, ainda por cima, é caloteiro?
É caso, por fim, para perguntar: o Senhor Ministro Freitas do Amaral tem andado por onde nos últimos 15 anos?

j.marioteixeira@sapo.pt