quarta-feira, 4 de janeiro de 2006

Ano novo, coisas velhas

1 - A mensagem de Jorge Sampaio, quanto à matéria de Justiça, faria todo o sentido se fosse num início de mandato. A esta hora é de perguntar por onde andou o homem?
2 – O que se passa com o gasoduto russo e as manobras da EDP é um sinal claro de uma das maiores preocupações futuras: as fontes energéticas. Quem não se preparar seriamente em sede de fontes energéticas e, também, de recursos hídricos, escusa de abanar a bandeira para clamar soberania.
3 – Ainda sobre as manobras da EDP, não se percebe tanta admiração com aquilo que se está a passar: depois do TGV, a entrada da Iberdrola para a direcção da EDP segue a mesma lógica de cedência aos interesses espanhóis. Se alguém quiser perceber um pouco melhor o que se passa, terá de escavar mais fundo entre as relações do PS e do PSOE.
4 - A propósito da Iberdrola, continuo sem perceber como pode o exercício do cargo de deputado da nação, estatutariamente obrigado a defender os interesses nacionais, conciliar-se com a representação de interesses estrangeiros. Tais compatibilidades não parecem preocupar muito a maior parte dos ilustres académicos e doutrinários da coisa pública.
5 – Umas entradas ao som de aumentos salariais mitigados e de aumento do preço dos combustíveis, deve ser a tal fórmula que o PS prometia para fazer os portugueses acreditarem. A questão é saber em que é que conseguiram fazer acreditar.

j.marioteixeira@sapo.pt