terça-feira, 10 de janeiro de 2006

Moralidades

Quando Marcelo Rebelo de Sousa deu a entender que tinha sido alvo de censura por parte de uma estação televisiva privada, Jorge Sampaio quis saber o que se passou, dando carácter nacional à questão, obrigando a TVI a tomar posição pública.
Todavia, não se viu qualquer preocupação séria e consequente por parte de Jorge Sampaio quanto a uma questão bem mais grave para a nossa democracia: Garcia Pereira, que tal como os demais candidatos formalizou a sua candidatura com a entrega das necessárias assinaturas, não teve hipótese de participar nos debates televisivos feitos com base na presunção que só os candidatos com apoio partidário, ou uma figura nacional como Manuel Alegre, é que teriam possibilidade de concluir formalmente a candidatura.
Onde estão os valores da democracia, pluralismo e liberdade com que tantas vezes Jorge Sampaio encheu discursos?
Que os demais candidatos fechem os olhos, porque lhe interessa manter restrita a concorrência, é criticável mas em plena luta política até se percebe. Mas a um Presidente da República, que por coisas bem mais pequenas fica todo abespinhado, a quem cumpre respeitar e fazer respeitar a Constituição, não só é criticável como é inaceitável. Como também não se percebe onde andam os nossos mais ilustres constitucionalistas, talvez tão afoitos a fazerem campanha eleitoral que não têm tempo para mais.
Caso ganhe Cavaco Silva [que Deus não ouça!] veremos se durante uma presidência de Direita haverá tanta complacência a este tipo de indulgência presidencial…

j.marioteixeira@sapo.pt