quarta-feira, 10 de maio de 2006

Manuel Cabral – Escultor [1930-2006]

[Quadro da autoria do Escultor Manuel Cabral]
Se fosse vivo, o Escultor Manuel Cabral [ Manuel Carlos Pinto Cabral ], faria hoje 76 anos. Mas lamentavelmente não está. Quem o conheceu e com ele conviveu, sente a diferença causada pelo seu recente desaparecimento. A saudade. Eu sinto.
Sinto falta da nostalgia dos fins de tarde na varanda do seu apartamento, a contemplar o por-do-sol sobre a barra do Douro; de acompanhar os seus trabalhos de escultura em que, aos poucos, dava forma e identidade a um monte de barro; de assistir ao seu traço firme e característico dos desenhos que compunha; de apreciar a sua vasta colecção de arte sacra.
Fica a saudade – um daqueles sentidos da vida mais tipicamente lusitano - do seu sorriso exuberantemente contido, da sua expressão inquietantemente calma. Do seu humor humildemente inteligente.
Fica a saudade dos seus relatos de estudante dos tempos em que a Escola de Belas-Artes congregava os cursos de arquitectura, escultura e pintura. Da convivência de diferentes sensibilidades artísticas e até mesmo de gerações.
Fica a saudade de o tratar por Mestre, como o tratava por admiração e carinho.
Como sempre fica a obra, no caso de escultura e pintura. Ficou também a marca de um professor que leccionou durante mais de 30 anos, de Vila do Conde a Chaves, terminando a sua carreira no ensino em Matosinhos, após passar pela Escola Soares dos Reis, no Porto.
Quem o conheceu ficou mais pobre com o seu desaparecimento. E o próprio país ficou também mais pobre, mas neste último caso, como em tantas outras perdas, poucos sabem disso.
Até sempre, Mestre.

1 Comments:

Anonymous Manuela Cabral Mariz said...

ERA MEU PADRINHO E TIO IRMÃO DE MINHA MÃE POR INCRÍVEL QUE PAREÇA NUNCA ME DERAM NOTICIA DA SUA MORTE, SENDO SOBRINHA DIRECTA E AFILHADA FIQUEI MUITO CHOCADA PAZ A SUA ALMA AMÉM
MANUELA CABRAL MARIZ

11:25 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home