sexta-feira, 23 de março de 2007

[I]Lógicas

Tal como se previa, para o Governo pouco importa os estudos técnicos relativos à construção do aeroporto da Ota, pela simples razão que a decisão já está [melhor: estava] tomada. Razão pela qual o PS e o Governo insistem em fazer valer a decisão e contradizer o PSD que, outrora, dera seguimento ao projecto.
O problema maior é que, em matérias como estas, quanto mais político for o debate menos proveitoso é para o país: não importa a causa em si mesma mas o proveito que dela se tira.
O debate na Assembleia da República só serviu para desmascarar telhas de vidro, e pouco mais. Quanto ao resto já se percebeu - entre frases infelizes e tiques de arrogância - que a decisão está tomada. E já se percebeu também que não existe qualquer estrutura associativa - ou civil, como está na moda dizer-se - que seja capaz de demonstrar a desconfiança ou a oposição popular - se é que tal existe. Porque o espaço está ocupado exclusivamente pelos partidos políticos e pelos sindicatos [tentando aqueles instrumentalizar estes], que combatem incessantemente pela defesa das suas coutadas.
A lógica já havia sido anunciada: primeiro a decisão, depois os estudos. Não é nada de novo.