sexta-feira, 30 de março de 2007

Santa estupidez

"Armindo Araújo, a principal esperança portuguesa no Rali de Portugal, despistou-se ontemdurante o shakedown matinal e o resultado foram cinco feridos, quatro transportados ao hospital, dois dos quais com fracturas nos membros inferiores e superiores, sendo um deles submetido a intervenção cirúrgica a um braço."
[...]
"Um dos fotógrafos era Armindo Cerqueira e trabalhava para o jornal Motor, que fracturou a perna. Teve alta a meio da tarde e foi transportado de ambulância para o hospital da área de residência, Santo Tirso. À saída não quis falar sobre o acidente. O outro, João da Franca é da Agência Interslide/Autosport. Sofreu uma fractura no ombro, esteve para ser operado, mas depois de imobilizado, seguiu de ambulância para Coimbra."
"O acidente ensombra já a prova que esteve fora dos campeonato do mundo precisamente devido ao mau comportamento dos espectadores em edições anteriores. Para tentar evitar este tipo de acidentes, a segurança foi um dos principais investimentos da organização. Do orçamento para o rali, cerca de 300 mil euros foram gastos com a segurança, não só na prevenção, mas também no que diz respeito às condições para ser efectuada a assistência médica, sempre seguindo as recomendações do caderno de encargos da FIA."
[...]
"Certo é que a FIA não vai tolerar a repetição de cenas ocorridas no passado em Portugal, para mais quando há 22 países a concorrer para organizar as 16 provas do calendário mundial de ralis."
O problema não é só o esquema de segurança, mas muito de quem assiste às provas. Continua-se a querer estar no sítio das emoções ou do melhor ângulo para tirar fotografias, nem que o corpo esteja a fazer de muro.
Arriscamos seriamente a ser novamente expulsos do circuito mundial de provas, uma vez mais por absoluta estupidez.