segunda-feira, 16 de abril de 2007

Sinais

"... o maior crescimento, 92,5 por cento, foi registado nos crimes de ofensas à integridade física grave, com 129 casos em 2006 contra apenas 67 em 2005 (mais 62) Os crimes de raptos com sequestro e tomada de reféns cresceram igualmente, com mais 73 casos em 2006, o que corresponde a um acréscimo de 13,6 por cento."
"Este relatório revela também uma subida de 14,6 por cento no número dos crimes de homicídio consumado (mais 30) Apesar destes aumentos, a PJ recebeu em 2006 menos 248 processos quando comparado com o ano anterior, uma quebra de 1,1 por cento."
Não faltam tratados acerca da correlação entre o aumento da pobreza e o aumento da criminalidade, principalmente da criminalidade violenta.
O que há pouco tempo era considerado fundamentalismo com as contas públicas, agora parece ser rotulado de rigor. Dizia-se que havia mais vida para além do défice. E havia. E há. Mas o contínuo aperto do rendimento das pessoas e a redução do Estado Social com a justificação da sua salvação, não está a dar resposta às questões sociais: não cria emprego, não cria riqueza nem a distribuiu.
As pessoas também são números, o pior é quando o são na coluna das vítimas da contabilidade do crime.