terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Rica miséria

Ontem o "Prós e Contras" da RTP voltou a dar mais um contributo para a rica miséria em que caiu o debate político, social e ideológico neste país. A timoneira Fátima Campos Ferreira também se esforça por isso, no seu patético estilo de interromper quando não deve para muitas vezes dizer o que não deve, e fazer paralelismos absolutamente ridículos, como foi comparar os bufos da PIDE com as denúncias anónimas de corrupção. Espantou-me a ligeireza com que os presentes ouviram e calaram perante semelhante disparate, que é um insulto á memória do nosso país e á memória daqueles que sofreram as torturas em que tantas vezes resultaram as denúncias da bufaria pidesca.
Estes são mesmo tempos de comer e calar, de falta de reacção ou de afirmação. Tempos de acomodação, de postura polidamente branda e social.
Talvez por isso a reacção do advogado convidado tenha sido tão ténue e constrangida perante um ordinário ataque á advocacia portuguesa, quando a moderadora do programa afirmou que Marinho Pinto lidera uma espécie de movimento de descamisados.
Rica miséria de jornalismo que temos, á semelhança do que se vai tornando a ética republicana e a massa crítica social.