quarta-feira, 30 de abril de 2008
quarta-feira, 23 de abril de 2008
Dúvida
Essa vergonha dos recibos verdes (que por acaso até são azuis...) nas empresas, não se passa, ainda, também no Estado?
Os grandes democratas
É hoje ratificado o Tratado de Lisboa, no Parlamento.
Aguém viu debate, discussão ou esclarecimento sobre a matéria?
PS e PSD pactuaram e impuseram o silêncio.
Os defensores do Tratado, acusavam os que eram contra de serem críticos, cépticos, anti-europeítas, entre outros mimos.
Agora que conseguiram que tudo se passasse sem consulta popular ou debate público, que rótulo o seu iluminismo democrata irá escolher para eles mesmos?
Paradigma
A fragilidade da liderança de Luis Filipe Menezes, ficou exemplificada pelo gota de água que o fez cair: um companheiro de partido - Aguiar Branco - que se apresenta como alternativa numa entrevista, para depois não ser candidato e, ainda, apoiar por contactos Ferreira Leite desde o passado dia 18.
Para além de Menezes, também Aguiar Branco sai muito mal do episódio, pois quem se afirma ter capacidades de liderança deve demonstrar que, pelo menos, é capaz de acabar o que começa.
sexta-feira, 18 de abril de 2008
Futurologia
Três palavras vão ser gastas até à exaustão, desde as eleições no PSD até às eleições legislativas de 2009: "mudança", "esperança" e "responsabilidades".
quinta-feira, 17 de abril de 2008
terça-feira, 15 de abril de 2008
A falha
Vendo Cavaco Silva a "fugir" aos incómodos jornalistas, percebe-se que algo no gabinete do Presidente da República falhou, para que este não ficasse vulnerável à polémica envolvente da sua deslocação à Ilha da Madeira: uma fatia de bolo-rei.
Teoria da reminiscência
Segundo Platão, todo o conhecimento é fruto da lembrança de um estado anterior em que a alma estava directamente ligada às ideias.
Lembrando a decadência do Império Romano, há qualquer coisa de parecido com o recente regresso de Silvio Berlusconi às esferas do poder.
Adopção
Além da eliminação das custas previstas no novo Código das Custas Judiciais (de € 576,00), importa reformular todo o sistema da adopção e a lógica em que assenta.
A manter-se o actual sistema, haverá a natural desconfiança que todas as imposições burocráticas existentes outra coisa não são que o perpetuar de interesses financeiros (Instituições Particulares de Solidariedade Social - IPSS`s - incluídas) na manutenção do actual estado de coisas.
quinta-feira, 10 de abril de 2008
A pouca sorte de Menezes
Já não bastavam as críticas, as contestações, a falta de camaradagem, a falta de equipa, a falta de resultados, logo agora que Luís Filipe Menezes começou a defender a cor azul para o partido é que o país fica em alerta laranja...
quarta-feira, 9 de abril de 2008
Recordar é preci(o)so
Em dias de carregado cinzento, e em tempos de gerações rebeldes de frutos silvestres açucarados, é bom recordar.
Desenvolvimento versus Desarrollo
Enquanto andamos anos a combater défices das contas públicas, a apertar o cinto e a fazer sacrifícios, os vizinhos espanhóis fecharam as contas de 2007 com um superavite de 2,23%.
Pode-se falar na influência da emigração, para justificar tal resultado. Mas o que não se pode ignorar é a diferença qualitativa das classes política e empresarial entre os dois países, nos últimos 25 anos.
terça-feira, 8 de abril de 2008
Parecenças retóricas
Rótulos
Aquando das primeiras polémicas de episódios de violência nas escolas contra professores, a actual Ministra da Educação disse então que isso eram casos de polícia que não lhe diziam respeito.
A preocupação do actual Procurador Geral da República transformou tal matéria em casos de Justiça.
Com um pouco de sorte, ainda haverá quem tome os casos como de civismo.
Procura-se!
Desapareceu de casa de seus pais, sita na Praça Pública, o "Debate nacional sobre o Tratado Europeu".
Da última vez que foi visto, envergava polémica, promessas e interesses.
Dá-se alvísseras democráticas a quem ajudar a encontrar.
terça-feira, 1 de abril de 2008
"Americanization", o outro lado do Simplex
Está em curso um processo de "americanização" do país, com o crescente poder da banca e actividade seguradora (que se fundem e confundem) com os seus postos avançados sob a forma gigantescas sociedades de advogados.
O processo de aniquilação do notariado foi só o primeiro passo: primeiro os notários foram empurrados para a actividade privada assumindo os respectivos custos e riscos, para depois tirarem-lhes competências esvaziando as suas funções e, assim, as suas receitas.
Algo parecido se prepara em relação, por exemplo, às Conservatórias do Registo Predial, cujo fim se aproxima.
A via é simples: tudo é feito on-line com riscos cobertos por apólices de seguro.
Alguém duvida acerca de quem serão futuramente, os "senhores do negócio"?
Enfim
As crianças têm telemóvel, que o usam á mesa, a falar com os pais, com os avós e demais família: enquanto falam ou fazem que escutam vão mandando mensagens por dedos hábeis e treinados.
Usam os telemóveis no cinema, no teatro, na missa, nos funerais, á vista dos paizinhos que nada dizem (que com, um pouco de sorte, estão a fazer a mesma coisa).
Depois, "Valha-nos Deus" que fazem essas mesmas coisas na escola.